Estou falando da Indy, categoria que acompanho desde 1985 como fã e como jornalista desde 1989. Por estudar a categoria há tanto tempo, me apaixonei pela forma de se fazer essas corridas em especial as provas em pistas ovais e, claro, pelo retângulo mais rápido do mundo, Indianápolis. Por isso mesmo me preocupo quando as coisas seguem caminhos tortuosos. Em cada um dos períodos de fuga de patrocinadores, equipes e pilotos o que vi foi um cenário de confusão nas regras e na mudança constante do quadro diretivo. Mudanças são mais que necessárias pra evolução acontecer, mas mudar tanto em tão pouco tempo não me parece a melhor alternativa. Pois bem, logo depois da prova do Brasil o inglês Derrick Walker para o cargo de presidente de competições e operações da Indy. Uma bela mudança colocar um ex mecânico e dono de equipe pra comandar o time de dois opositores na forma e no conteúdo de trabalho, Brian Barnhardt e Beaux Barfield, respectivamente vices presidentes de operações e de competições. O problema é que tanto um quanto o outro comandaram sozinhos nos últimos anos e de forma bem diversa. A novidade de Walker no comando, como o próprio Walker colocou, começa com um intenso processo de aprendizado justo no mês das 500 Milhas de Indianápolis. Absolutamente nada contra o Walker que esteve aqui em São Paulo ainda como manager da equipe de Ed Carpenter o pole da prova deste ano, o cara foi mecânico da Brabham nos anos setenta, dono da equipe onde Gil de Ferran tanto se destacou na Indy, e montou o time que deu a Will Power suas primeiras experiências nos EUA. Esse conhece!
E eis que nesta quarta feira dia 22 de maio, semana da corrida principal, finalmente chega às caixas de mensagens dos jornalistas as regras para as corridas de Detroit, Toronto e Houston, provas que vão ter duas baterias. Pra começar não acho que seja para a Indy esse negócio de corrida em duas baterias. Tudo bem que estão procurando alternativas pra melhorar a visibilidade da categoria nos EUA, mas acho que deveria ter algo mais à altura da Indy, menos artificial. Segundo que só pra explicar as regras lá se vão linhas e linhas, coisa que mesmo a mídia especializada tem dificuldade de explicar. E esse tanto de regra só pra mudar o sistema de classificação das segundas baterias. As primeiras seguem as regras atuais. Ou seja, num mesmo final de semana, dois sistemas de classificação…é muito.
Ao menos sei que as duas corridas devem ser bem competitivas já que, mais curtas, vão exigir pé embaixo o tempo todo, sem economias e estratégias difusas…
Veja a nota original que foi distribuída e anote as mudanças. Vale ler, dar google translator e opinar…
INDIANAPOLIS (Wednesday, May 22, 2013) – INDYCAR announced today that qualifications for the second race of the IZOD IndyCar Series doubleheaders at Belle Isle, Toronto and Houston will be split into two groups.
All cars will participate in one of two groups for 12 minutes each, with five minutes of guaranteed green-flag time. INDYCAR amended Rule 8.3.9.1, which had called for a 30-minute, all-car qualifying session.
In accordance with Rule 8.3.2.2 of the IZOD IndyCar Series rulebook, qualifying groups will be determined by the combined times posted by entries during the practice session a day earlier. Group 1 will consist of odd-numbered positions on the practice time sheet, while even-numbered positions will comprise Group 2. The starting field positions will be determined by the best time ranking of the two groups combined, from fastest to slowest, with the fastest qualifier occupying the pole position.
“Splitting qualifications for the second race will give a premium to the amount of track time available to each competitor,” said Beaux Barfield, Race Director, IZOD IndyCar Series. “It will improve the ability for competitors to get a clean lap and post a true lap time.”
Qualifications for Race 1 will follow the regular three-round format, including the Firestone Fast Six, for road and street circuits.
The IZOD IndyCar Series will host full-points, full-distance doubleheader races at Belle Isle (June 1-2), Toronto (July 13-14) and Houston (Oct. 5-6). gambling casino online spela black jack
Comentários