Talentoso mas sem dinheiro perdeu o bonde na F1

Nico Hulkenberg venceu Le Mans na primeira tentativa. Talentoso sem espaço na F1

Num momento em que a F1 recebe críticas de todos os lados, com baixa audiência na Europa, corridas previsíveis, carros pouco potentes, confusão na administração surge mais um ponto pra ser lembrado do momento crítico da categoria, os pilotos pagantes x pilotos talentosos. Mas este caso é especial.

Ao vencer as 24 Horas de Le Mans, uma das mais prestigiosas corridas do pleneta, o alemão Nico Hulkenberg trouxe à luz um dos tópicos que recebem críticas na F1: Claro que o Alemão não venceu sozinho a batalha que é a corrida francesa de longa duração. Além de seus companheiros no carro 19 da Porsche, Nick Tandy e Earl Bamber, Nico estava amparado por uma das maiores estruturas para a disputa dessa corrida, pois a Porsche queria muito repetir a sensação que teve lá em 1998, quando venceu pela última vez.

A Porsche para isso tinha ainda o seu time considerado número um com o australiano Mark Webber já experiente no time depois de um ano de trabalho. O carro de Webber(17) porém foi punido com uma parada de um minuto por não respeitar bandeira amarela quando era pilotado Brendon Hartley. O segundo carro da Porsche (18) também ficou pelo caminho depois de duas saidas da pista durante a noite e isso deixou as atenções principais para o 19 de Hulkenberg, Tandy e Bamber.

Vitória alcançada, abraços e muito Champagne no pódio e rapidamente as redes sociais começaram a espalhar os comentários sobre o talento de Nico Hulkenberg e sua conquista notável, piloto ativo na F1 vencendo Le Mans, nesses tempos de exclusividade que tem a ver com questões comerciais e financeiras.

Um dos elogios mais raspagados e retaliados veio no Twitter da equipe Willians. Muitos fãs mostraram que não equeceram o fato de Nico ter sido trocado por Pastor Maldonado na equipe inglesa em 2011 depois, inclusive, do alemão ter largado na pole position no GP do Brasil.

Nico teve sua carreira gerenciada pelo mesmo manager que conduziu Michael Schumacher em sua tragetória de sucesso, Willi Weber, até 2011 extamente quando foi trocado por Maldonado pela Williams. Depois disso Nico chegou a ficar uma temporada fora, esperando vaga na Force India onde retornou em 2013. No final do mesmo ano seu novo manager, Werner Heinz, tentou vaga na Ferrari e na Lotus mas acabou sobrando paras as médias Sauber e Force India, sempre ao lado dos pagantes.

Mesmo sendo talentoso Hulkenberg perdeu o bonde na F1 e vai ser difícil pra ele brigar por vagas melhores com os garotos que vem apadrinhados não apenas por governos mas por coporações e mesmo equipes como a Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes, Renault. De qualquer forma, Parabéns ao Nico que venceu Le Mans em sua primeira visita!